Pés femininos estão aumentando de tamanho

Há não muitos anos, uma mulher que calçasse 39 era considerada uma mulher de pé grande. Atualmente, as pesquisas demonstram que o tamanho médio de sapatos para mulheres norte-americanas e inglesas tem crescido.

Pes femininosA demanda por numerações maiores, tais como 40 e 41 tem crescido junto à indústria calçadista feminina nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Este aumento tem sido atribuído à obesidade. Especialistas acreditam que o consumo de alimentos processados e pizzas durante a puberdade tem estimulado o aumento dos hormônios femininos. Isso não apenas aumenta o peso, mas também afeta outras partes do corpo, como mãos e pés.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, demonstrou que as vendas de calçados femininos de tamanho 41 cresceu 23% em 2009, enquanto que as vendas do tamanho 35 diminuíram 17%.

Muitas celebridades têm pés grandes. Nicole Kidman calça 41, Jerry Hall, 40 e Macy Gray, 42 (ver tabela ao lado).

O doutor Mike Hartz, presidente da Associação Britânica de Ortopedia, afirma: "Tenho 42 anos de exercício profissional. Durante este período tenho constatado um aumento efetivo no tamanho dos pés femininos. É parte do processo de evolução da espécie humana".

Theodor Helmann, gerente de uma grande rede de calçados em Londres concorda: "No passado estes sapatos de numeração superior a 41 só estavam disponíveis sob encomenda. Além disso, sapatos grandes, principalmente sapatos e sandálias de salto alto, têm tido reforço durante o processo de fabricação, pois é necessário reforçá-los para suportarem maior peso."

 

Atualizações

Top 100

Elegemos a sandália Corsica, de Jimmy Choo, como uma das mais lindas de 2009. Leia em Top 100

adoro salto alto

Altura do salto

Saiba como encontrar a altura do salto alto ideal para seu tipo físico e o tamanho dos seus pés. Leia mais